segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ANARCOSSINDICALISMO 1906

Os sindicatos oficiais não representam nada mais do que uma armadilha feita pelo próprio estado para silenciar os trabalhadores.
A COB/AIT representa a luta ao longo de mais de um século de trabalhadores dos mais vastos ofícios em prol do bem estar e da liberdade que emancipe a classe trabalhadora de toda exploração.
Hoje entregamos nossos dias em troca de um salário miserável e garantias de endividamento,já que empregado lhe permitem contrair dividas e assim mantém acorrentados a milhões de trabalhadores e trabalhadoras,nós dizemos que o salário minimo atual é uma afronta a toda classe trabalhadora e somente nossa organização em sindicatos autogeridos por nós mesmos pode fazer nossa defesa.
É tradição de luta e resistência que o estado tentou apagar com criminalizações e campos de concentração,para não citar o roubo de escolas e centros sociais promovido tanto pelo estado fascista quanto por vermelhos seguindo as ordens de moscou.
Perseguida e criminalizada em todas as ditaduras pela qual passou sobrevive hoje em lutas locais,assembleias e na autogestão de nossos sindicatos em nossa defesa e por nossa completa emancipação.
Assim é  COB/AIT,um instrumento de luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras.




sábado, 21 de setembro de 2013

3° SARAU POESIA & LIBERDADE.

Dando sequencia aos projetos de educação e convivência entre nossa gente,realizamos neste sábado 21/09 o 3° sarau poesia & liberdade,um espaço para conversas,debates e fortalecimento da cultura de luta em nossos bairros isolados pelo apartheid social implantado em Araxá por diversas administrações e patronais.
As conversas se iniciaram as 14:00 horas com analises das lutas sociais em Araxá ao longo dessa jornada de um ano seguido na luta contra a situação dos transportes,foi discutida a situação e o reflexo das manifestações de junho/julho,recitados poemas e discutidos seus conteúdos além da elaboração de um amplo projeto de cultura social e lutas.
O espaço para a convivência são essenciais para que tenhamos vida sã e melhor qualidade de vida,como é tradição anarcossindicalistas a promoção do autodidatismo entre nós obreiros de vários setores.
O papel de um sindicato real não se resume a melhorias parciais e momentâneas,mas a todo bem estar e liberdade a nossa gente desde seus locais de trabalho,lazer e moradia.


  

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

30 HORAS SEMANAIS,SEM REDUÇÃO SALARIAL.

Nossa luta é pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial.
Somos trabalhadores e queremos viver,estudar e estar junto a nossas famílias.
A proposta do sindicalismo pelego/oficial/fascista de redução da jornada para 40 horas semanais é mais um golpe destas centrais contra a classe trabalhadora,sangue sugas do imposto sindical e aliadas das patronais passaram a vender essa proposta com o intuito de minimizar a pressão da classe trabalhadora por uma redução real da jornada,como estes sindicalistas não trabalham e negociam pelas costas da classe trabalhadora podem fazer seus acordos imaginando que assim enganarão nossa gente.
Estão enganados estes pelegos,somos trabalhadores e exigimos uma redução real(30 horas semanais) e que possibilite bem estar a nós que produzimos e a abertura de novas vagas em novos turnos em todos os locais de trabalho.
Diga não ao sindicalismo fantoche das patronais de centrais como farsa sindical,ncst,cgtb,cut etc...,são todas elas filhas da legislação trabalhista de moldes fascistas implantada por getulio e que criminalizou ou tentou criminalizar o sindicalismo autentico e de luta.
Em todo o país vemos líderes sindicais pedindo votos enquanto o povo tenta sobreviver com o miserável salário minimo,nós que  vivemos estas dificuldades sabemos organizar e promover nossas lutas sem a presença destes verdadeiros parasitas,que não sabem se são políticos ou sindicalistas e que nos afirmamos não passarem de sangue sugas do imposto sindical beneficiados pela desorganização da classe trabalhadora.
Queremos e lutamos por uma redução que possibilite bem estar e liberdade,sem partidos sem pátrias,sem patrões e sem imposto sindical-construindo a greve geral.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ONDE ESTA HÉLIO?

Até o momento não foi encontrado o trabalhador Hélio,desaparecido depois de denunciar as condições de escravidão em fazenda da região sul do estado de Minas Gerais.
Hélio foi sequestrado por jagunços do fazendeiro Paulo Lima que foi preso pela polícia federal e se nega a confessar o paradeiro do trabalhador,este fazendeiro que já é reincidente é dono de diversos bens na cidade de Varginha-MG e a fazenda em Campanha-MG esta ocupada por companheiros de Hélio.
Nós queremos saber onde esta Hélio e manifestamos total solidariedade a ocupação de terras,uma PEC que tramita no congresso concede as terras onde se verifica trabalho escravo para a reforma agrária,queremos uma revolução agrária e entendemos a solidariedade do povo trabalhador dos campos de cidades como fator fundamental para o sucesso da luta por emancipação dos oprimidos e explorados.
No estado onde o governo propaga a repressão e a criminalização dos movimentos sociais vemos a repressão descarada resultado do coronelismo seja na chacina de Unaí ou no caso Hélio,Minas prova que respeito aos direitos humanos não é prioridade como jamais é no capitalismo que aqui se soma ao caudilhismo.
Nas cidades a brutal repressão aos movimentos sociais da o tom da situação crítica que vivemos,os presos de Belo Horizonte que depois de espancados e liberados estão proibidos de se expressarem(inclusive na internet),os presos em Araxá atacados em piquete pacífico e os que seguem presos em todo o estado vitimas da tropa nazi-fascista do senhor Aécio/Anastasia.
Todos queremos saber onde esta Hélio,mesmo preso o fazendeiro que escravizava trabalhadores precisa sofrer a acusação que corresponda ao crime que cometeu contra nossa gente,relatos da PF dão conta de que provavelmente Hélio esta morto e assim Paulo Lima precisa responder por homicídio e não por sequestro,além da imediata ocupação de todas as suas terras e bens.
Os crimes das patronais,grandes proprietários e estado não passarão impunes.
(Na foto maior Paulo Lima com cara de coitado mas que de coitado não tem nada e ao lado Hélio)

ONDE ESTA HÉLIO?
SOLIDARIEDADE A LUTA NO CAMPO 
FAZER A REVOLUÇÃO NOS CAMPOS E CIDADES


  

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

3° SARAU POESIA & LIBERDADE.

Convidamos todos e todas para o 3° sarau poesia & liberdade,um espaço para a confraternização e a educação através da arte.
Dia 21/09 as 14:00 horas no parque do cristo.

  

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ONDE ESTA O TRABALHADOR QUE DENUNCIOU ESCRAVIDÃO NO SUL DE MINAS?


O trabalhador Hélio Costa de Araújo encontra-se desaparecido depois de denunciar  trabalho escravo em uma fazenda do sul do estado de minas gerais.
Sofrendo os abusos da escravidão em uma propriedade já denunciada anteriormente,o trabalhador que se encontra desaparecido conseguiu fugir da fazenda onde era explorado e ir a cidade de Varginha-MG onde denunciou os abusos,após as denúncias o trabalhador foi levado a um hotel da cidade.
Testemunhas dão conta de que um funcionário da fazenda foi até o hotel no centro da cidade de onde teria levado a força o trabalhador e denunciante da situação de escravidão na fazenda.
A fazenda em questão onde estes trabalhadores colhiam café e cana já sofreu denuncias anteriores e dois outros trabalhadores da cidade de Nova Serrana-MG já haviam fugido no dia 19/08 porém sem documentos não conseguiram sair da cidade.
Relatos sobre a fazenda citam a vigilância armada dos trabalhadores que tem jornadas de 06:00 as 19:00 horas,são agredidos se questionam sobre salários.
A fazenda já foi alvo de outras denuncias e um dias após o desaparecimento outros trabalhadores foram encontrados em situação degradante,estes confirmaram as denuncias e assim foi decretada a prisão do fazendeiro Paulo Alves Lima que já é reincidente em acusações e autuações por trabalho escravo em suas propriedades.
Nos perguntamos todos,onde esta Hélio?
Após fugir da fazenda o trabalhador foi ao MTE na cidade de Varginha onde denunciou a situação,da sede do MTE na cidade foi encaminhando para o hotel onde foi visto pela última vez,sendo sequestrado por jagunços do fazendeiro.
O estado de minas gerais e suas diversas fazendas com trabalho precário,o coronelismo de senhores que insistem na exploração esperando que não haja resistência a esta situação só confirmam a conivência do estado para com os exploradores-Foi preciso que um trabalhador fosse sequestrado para que alguma atitude fosse tomada.
Nós anarcossindicalistas que sempre denunciamos o fascismo em todo o mundo e a ligação do governo do estado com estes senhores de engenho modernos,queremos saber onde esta Hélio e afirmamos que a denuncia será difundida enquanto não obtivermos noticias.
ONDE ESTA HÉLIO COSTA DE ARAÚJO?
TRABALHADOR EXPLORADO E SEQUESTRADO POR FAZENDEIRO NO SUL DE MINAS GERAIS.


   (imagem dos alojamentos onde eram mantidos os trabalhadores escravizados de Varginha-MG)

http://www.alterosa.com.br/app/varginha/videos/2013/08/28/interna-videos-vg,1589/alterosa-em-alerta-mostra-o-caso-do-trabalhador-rural-que-esta-desaparecido-apos-denuncia-de-trabalho-escravo.shtml#.UiWBGNK1HfI



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ARAXÁ R$ 2,55 O PREÇO DA SEGREGAÇÃO E DA EXPLORAÇÃO.

Araxá e a tarifa de ônibus que esta entre as mais altas do país,proporcionalmente e mesmo se comparada a capitais a cidade.
Os trajetos e o valor da tarifa de ônibus representam mais uma das tentativas de segregação promovidas pelas elites da cidade,as mesmas elites que bancaram o prefeito biônico e ex membro do partido de sustentação do regime militar e atual deputado federal,as mesmas elites que apoiaram a repressão brutal sofrida por manifestantes em Araxá quando ao mesmo tempo tentavam usar as mobilizações populares a serviço de seus projetos de poder.
O valor da tarifa em Araxá não representa apenas a exploração do araxaense,mas também a segregação dos mais pobres que com as mudanças de linhas de ônibus e com o preço atual deixaram de ter opções de lazer que antes tinham e fica bem claro a todos e todas que o interesse da elite local é afastar a população de locais como o barreiro,talvez o poder goste mesmo dos drogados da FDS ARAXÁ e não da família trabalhadora naquele local.
Outro indicio das tentativas de segregação promovidas pelo poder em Araxá é a extinção de linhas que serviam a bairros operários,e que hoje já não existem segundo a vontade da exploradora vera cruz,e de seus apoiadores(todos os políticos e seus partidos)
Acompanhamos o jogo de cena de vereador questionando a tarifa,quando todos sabemos que a ação deste vereador serve ao lobby de possíveis novas empresas enquanto a luta social é por coletivização dos transportes,estes vereador que não anda de ônibus tentou sim "amaciar" a luta porque como toda a cidade sabe a câmara local ganha muito com a manutenção da vera cruz e das atuais situações a que o povo esta submetido.
O desvio de foco durante as manifestações de junho/julho foi planejado por parasitas e seus aliados tentando se infiltrar na luta social e borrar itens da pauta quando sabiam que sua própria organização é responsável pelo direito ao passe livre por exemplo,mas como todos sabemos este infiltrado e sua organização mamam nas tetas do poder além da notória covardia,se deram o trabalho de promover eventos de rock para a cooptação de jovens quando deixaram de lado sua obrigação que foi prontamente assumida pelas Juventudes Libertárias/O passe livre estudantil.
Nós nos mantemos afastados de todos estes grupos e somente agimos por bem estar e direitos imediatos dada a urgência da situação na cidade,situação esta que não é vivenciada nem pelos supostos representantes e nem muito menos por membros de entidades e associações pelegas.
A redução da tarifa que para muitos deveria ser obrigação,foi atendida em 0,10 centavos que nunca nos enganaram como tentativa de retirar as pessoas das ruas,somada a repressão e a ação de pelegos.
Exigimos a redução e o atendimento dos itens expostos na pauta de reivindicações desde janeiro de 2013,quando ainda no inicio das atuais jornadas foi estabelecida a pauta completa e o modo de organização horizontal se ser utilizado pelo comitê de luta contra a carestia de vida a época em formação e desenvolvimento,os 0,10 centavo de redução são uma afronta a família trabalhadora e aos que seguem lutando.
E exatamente todo o previsto se cumpriu,aparição de pelegos membros de partidos,utilização da luta social em planos de poder e brutal repressão sobre os que lutam livremente e através da ação direta,e como previsto não nos rendemos e nem aceitamos as migalhas fornecidas para nos desmobilizar,não conseguiram.
Temos bases bem objetivas das soluções para o transporte local,desde as reivindicações imediatas e urgentes até a coletivização dos transportes que dizem ser público mas enriquece a cada dia mais empresário e políticos deixando a população na atual situação.
Assim convocamos você que esteve nas marchas de junho/julho e tentaram enganar com os "protesto-festa" a participar das ações do comitê de luta contra a carestia de vida desde sua região,núcleos norte-leste-oeste assembleias e grupos de luta tais como a Juventude Libertária e o próprio Sindivários Araxá COB/AIT,estes são os organismos autônomos e horizontais que vem autogerindo as lutas sociais através da ação direta,federalismo e solidariedade máxima.
Se o transporte público de Araxá é planejado para segregar,nos queremos o coletivizar a serviço a população,bem diferente da atual gestão que enriquece empresário as custas do povo,sem medo e nem passo atrás exigimos,e não solicitamos nada pois entendemos que a conquista de direitos e liberdade deve ser obra dos próprios explorados.
Denunciamos a precariedade do transporte público local,seus preços abusivos e o projeto de segregação implementado pelas elites de Araxá com o intuito de afastar a família trabalhadora de determinados locais.
-Turista,a Araxá da avenida Imbiara não é a Araxá da maior parte da população oprimida em guetos e áreas de risco,afastados de serviços públicos decentes e reféns de uma corja de parasitas das várias administrações locais.
Daí a ferramenta de luta do povo,o comitê de lutas e a autogestão de lutas sociais sem acordos pelas costas da população,decisões de assembleia e sempre pelo máximo bem estar a população e pondo fim a segregação social que representa o transporte público.
A solidariedade é uma arma neste e em todos os momentos,esta solidariedade é oque buscamos todos e todas para que muitos venham a entender a importância da luta imediata e as tentativas de enganação praticadas pelo poder local,alianças de pelegos com partidos visando nos atacar não passarão!
Seguimos e seguiremos nas ruas nestas jornadas que estão a beira de completar 01 ano de luta sem tréguas e nem rendições,e assim seguiremos pois este é o último ano contratual da empresa vera cruz e quando devemos estar atentos as manobras do poder e seus aliados visando enganar a população e manter a situação atual sem mudanças,e sem tocar nos lucros do empresário apontado por muitos como simples "laranja" de alguém muito mais conhecido na cidade,e também conhecido dos defensores do regime militar e todo tipo de fascistas que lucraram com regime e seus apadrinhamento.
Não aceitamos o atual valor e já se iniciam os chamados contra o próximo aumento de tarifa,que estão planejando e esperam que a população aceite.
Vamos parar a cidade quantas vezes forem necessárias,e a luta social não será utilizada como ferramenta política como tentaram de todas as formas as hordas de pelegos das mais variadas entidades e associações vendidas.
Contra a segregação e por bem estar imediato a toda a população de Araxá,R$2,55 NÃO!,abaixo a exploração e a segregação que representam os transportes,não aceite e junte-se a luta social sem líderes e nem gurus mas onde você tem e é a voz do oprimido e explorado.
O comitê de luta contra a carestia de vida não altera a pauta de reivindicações e nem aceita acordos obscuros e pelas costas de nossa gente,o povo é quem decide aceitar ou não em assembleias.
Jovens estudantes membros da família trabalhadora que pagam para estudar em escolas públicas já estão organizados pelo passe livre estudantil,que a união  estudantil local faz não ver,nem ouvir e nem fala sobre.
O passe livre é o minimo que se espera para o acesso a educação pública e uma reivindicação de urgência,já que a família trabalhadora tem pagado para que seus filhos estudem quando o ensino deve ser gratuito e de qualidade segundo a hipócrita constituição deste país.
A luta é nas ruas e não em câmaras ou salas a portas fechadas,ninguém aqui teme a luta e nem tem nada a temer,somos o povo lutando por nossos direitos imediatos sem nada esperar de partidos e políticos no caráter libertário que sempre teve a luta social em Araxá,bem diferente de outros locais do país onde este principio foi deturpado por fascistas e utilizado para a perseguição.
Exigimos a redução da tarifa do transporte público em Araxá para R$2,10 -segundo assembleia de 17/01/2013
Passe livre estudantil-segundo assembleia de 25/01/2013
E aumento salarial a cobradores e motoristas da VC segundo a mesma assembleia de 25/01/2013,quando estavam se iniciando estas atuais jornadas de luta por um transporte digno a população que sofre toda a precariedade.

Nada abaixo da pauta de reivindicações deve ser aceito,tudo é encarado na máxima horizontalidade e as assembleias que decidem os rumos da luta,assim com o decidiu não aceitar os 0,10 centavos de redução que foram chamados de afronta a população,que são com toda certeza mesmo uma afronta.
Não importa o tempo que dure,a nossa luta é de resistência oque exigimos são os itens da pauta e um projeto de coletivização onde o transporte sirva ao povo e as suas necessidades geridos por este mesmo e não por pessoas que nem utilizam do serviço público que transportes,que nem deveria ter o nome de público.
Participe do comitê de lutas e pratiquemos a autogestão em todos os níveis de produção e de serviços,ninguém melhor do que você mesmo para se representar em assembleias e para exposição de suas necessidades e de seu bairro.

sindivários araxá fom/cob/ait  
comitê de luta contra a carestia de vida-núcleos norte/oeste/leste
juventudes libertárias