sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

8 DE MARÇO- DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA.

Era oito de março de 1857 quando trabalhadoras da fábrica têxtil Cotton de Nova Yorque entraram em greve contra suas péssimas condições de trabalho.  As operárias trabalhavam de 14 a 16 horas por dia e recebiam salários miseráveis, menores que o dos homens, como acontece ainda hoje. Muitas tinham que levar os filhos pequenos para trabalhar junto. Não havia licença-maternidade. Diante da negativa da empresa ante suas reivindicações, 129 mulheres ocuparam a fábrica. 
O patrão chamou a polícia, que fechou as portas da fábrica e pôs fogo no edifício. Todas elas morreram queimadas. Dizem que, quando elas pararam as máquinas, estavam tecendo um tecido lilás, por isso essa cor é tão usada na luta das mulheres trabalhadoras.
Foi em memória a essas mártires do movimento operário que o oito de março foi dedicado a mulher oprimida e sua luta. Isso evidentemente não tem nenhuma relação com o caráter que vem tomando essa data hoje, em que imprensa e políticos burgueses fazem homenagens para as mulheres burguesas, ou seja, as empresárias, governantes, parlamentares e estrelas da mídia.
O 8 de março portanto não diz respeito a qualquer mulher, diz respeito à mulher do povo. Fica contraditório homenagear as ricas, que pertencem à mesma classe daquele patrão que em 1908 assassinou as operárias. Por isso, é uma data por excelência para dizer que a luta dos oprimidos continua, e que em meio a tragédias como essa, trouxe também muitas conquistas.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

#SomosTodosCaminhoneiros.

A greve dos caminhoneiros pela redução do preço do diesel, contra o preço dos pedágios e por melhores condições de trabalho, é uma luta de todos e todas sem exceção, é luta contra a carestia de vida.
Sabemos todos, que os preços do transporte são repassados ao consumidor final, assim é fundamental que a solidariedade aos caminhoneiros se espalhe, que mantenhamos essa solidariedade para que eles(caminhoneiros) saibam que a greve não nos prejudica, oque nos prejudica são patrões e governantes, os caminhoneiros são trabalhadores assim como nós, e tem todo nosso apoio em suas justas reivindicações.
Hoje um caminhoneiro gasta em média por rota, 50% de seus ganhos com Diesel, 10% com pedágio, 10% com a manutenção do caminhão, isso para um frente de R$2.000,00 em uma carreta de 28 toneladas.
Os próprios sindicatos filiados as centrais oficiais admitem que o movimento é espontâneo, teve inicio no oeste de Santa Catarina e se espalhou por todo o país.
O desabastecimento não nos assusta, estamos ao lado dos companheiros e companheiras caminhoneiros, e se necessário for nas ruas.


Sindivários Araxá COB/AIT

Solidariedade total a greve dos caminhoneiros!
#SomosTodosCaminhoneiros.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SOLIDARIEDADE SEM FRONTEIRAS É UMA ARMA QUENTE!

O estado, sempre um lacaio dos poderosos, e mantenedor das desigualdades do capitalismo, na primeira ameaça a sua "ordem", organiza a repressão contra os que fogem de suas farsas históricas e buscam uma vida digna, de bem estar e liberdade para todos e todas.
Nossos problemas são parecidos em todo o mundo, porque os opressores também dispõe de acordos em todo o mundo, além da mesma lógica exploradora/opressora, que coloca barreiras para o trânsito de humanos pobres, mas não de bens materiais.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras, encontramos o meio de organizar o internacionalismo de maneira horizontal e solidária na Associação Internacional dos Trabalhadores, agindo através do apoio mutuo e do federalismo libertário em jornadas vitoriosas que, almejam a emancipação humana do julgo do capital/estado, o comunismo libertário, sem pátrias, partidos ou patrões, neste momentos além da organização econômica, grupos e federações especificamente anarquistas também demonstram sua solidariedade e apoio mutuo.  
Hoje nos mantemos todos e todas atentos contra a repressão estatal, é assim que diversas seções e núcleos por todo o mundo expressam sua solidariedade aos anarquistas sequestrados pelo estado espanhol, ou então contra a exploração em Amazon/Adecco/Manpower na Polônia.
São todas lutas em que se desenvolve a solidariedade, dia dia, sem nada esperar de nada nem ninguém além de nós mesmos.

Estaremos sempre solidários a todos os que lutam e resistem, aos sequestrados pelos estados, capitalistas ou vermelho/autoritários,nós mesmos quando perseguidos de forma covarde, contamos com toda a solidariedade de companheiros e companheiras em muitas partes, em lutas sindicais ou sociais.  

  

domingo, 22 de fevereiro de 2015

FEVEREIRO ANTIFASCISTA COB/AIT ARAXÁ 2015

Como um  chamado contra o fascismo, contra suas novas formas hoje e combatendo suas práticas, convidamos para  o fevereiro antifascista COB/AIT, em uma tarde de sábado com muito sol em Araxá.
A primeira fala do dia, por conta de:Propaganda e imprensa do Sindivários Araxá explicou a razão deste chamado, em memória a Edson Neris, as novas formas do fascismo, uma ideia em constante mutação para manter suas práticas e o fascismo a serviço do capitalismo.
Logo depois contamos com a fala de companheira de Uberaba que explicou a todos e todas as variantes sexuais, e as variantes do feminismo, agradando muito aos presentes e esquentando o debate.
Logo após a falas e debates, roda de música com rap, soul, reggae e samba, animando a praça do Urciano Lemos e todos os presentes em mais este fevereiro antifascista.
Houve também a distribuição do novo número de "O Acrata" 32, boletim informativo do Sindivários Araxá COB/AIT.
Promover organização, autodefesa e conhecimento desde os nossos bairros, promover emancipação libertária e educação antifascista, esse foi o fevereiro antifascista COB/AIT Araxá 2015, agradecemos a presença de todos e todas que enriqueceram o debate e a auto-organização.












terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

NÃO BASTA SÓ RECLAMAR, É PRECISO SE ORGANIZAR.

A desorganização provocada pelo sindicalismo pelego/oficial deixa milhares de trabalhadores e trabalhadoras sem a menor defesa, não se trata apenas do evidente papel de parasitas do imposto sindical,  mas as divisões provocadas quando aceitam uma legislação fascista, que em todos os seus pontos tenta romper a solidariedade entre nossa gente, independente do local de trabalho.
Essa é uma diferença fundamental, a solidariedade para nós é tudo, não deixamos para trás porque o sindicato só existe, se existem companheiros, estes são o mais importante, ao contrário do sindicalismo oficial que negocia nossos direitos.
Muitos companheiros e companheiras seguem reclamando, apenas falando, provocando inclusive danos em algo que pode ser melhor organizado, por maiores resultados, sem muito alarde, sem tentar atitudes heroicas, organizar-se no local de trabalho, sem esperar nada de partidos ou sindicalistas/parasitas.
A autogestão desde as minimas reivindicações é o único caminho, a ação direta econômica que faz o explorador sentir no bolso a paralisação, greve ou boicote.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

CONFERÊNCIA ANARCOSSINDICAL.

O Sindivários Araxá promoveu conferencia sobre diversos temas de organização e luta anarcossidical neste sábado (14/02/2015), visando fortalecer o conhecimento e a troca de experiências.

Tivemos o prazer de ter a participação do companheiro secretário da Confederação Operária Brasileira, nos contando sua história de lutas e experiências sindicais, estudantis e na luta por uma pedagogia libertária, foram relatados os crimes históricos contra a COB/AIT, e debatidos nossos horizontes e meios de luta emancipatória, e a participação da companheira da ZSP e secretaria geral da Associação Internacional dos Trabalhadores, nos relatando suas experiências de luta sindical, contra a precarização em Amazon e as origens do anarcossindicalismo da ZSP Polônia, foram duas grandes participações que enriquecem em conhecimento desde os mais jovens até os mais velhos do Sindivários local.
Foram feitas também explicações e debates em torno da obra de Edgar Rodrigues e suas importância para os que desejam conhecer a história do operariado buscando organização, bem estar social e mais do que isso, emancipação social, história ocultadas pelo estado mas que seguem vivas ainda hoje.

Foi uma grande experiência, esperamos a partir desta estreitar ainda mais os laços de solidariedade que nos unem via Associação Internacional dos Trabalhadores e seus princípios de luta.







sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CONTRA O CORTE DE DIREITOS, CONTRA O PELEGUISMO!





CONTRA O CORTE DE DIREITOS, CONTRA O    PELEGUISMO - PELO ANARCOSSINDICALISMO.


Em defesa de nossos mínimos direitos que o governo tentar destruir, que tantas vidas custaram, temos de avançar na resistência contra o corte de direitos sociais e trabalhistas, avançar na organização sem os parasitas que são os profissionais sindicais.
A única forma efetiva de defesa de nossos direitos, de busca de bem estar, e um objetivo de emancipação da humanidade esta na luta anarcosindical, sindicato sim, mas anterior as grandes centrais parasitárias, e que não tem nada em comum com o sindicalismo oficial/partidário, nosso único meio de defesa esta no apoio mútuo, internacionalismo, federalismo, solidariedade e ação direta, sem mais trabalhadores e trabalhadoras indefesos, reféns das centrais sindicais, aliadas das patronais e sangue sugas do estado.
Temos de fazer nossa defesa imediatamente!