segunda-feira, 6 de junho de 2016

CORTAR BENEFÍCIOS DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS COM ATESTADO MÉDICO É UM ABUSO!

Muitas empresas tem acréscimos aos míseros salários, chamados também de benefícios, cestas básicas, cartões de alimentação e etc...
Mas a grande maioria das empresas corta estes benefícios se o trabalhador ou a trabalhadora adoecem e precisam se afastar do trabalho, as empresas não aceitam os atestados, cortam direitos de quem deveria  ter apoio, nós sabemos que esta é a prática recorrente em todo sistema capitalista, considerar as pessoas descartáveis, úteis enquanto produzem, mas é preciso enfrentar essa situação.
É necessário que questionemos e mostremos a todos e todas o risco que representa a atitude de cortar benefícios de trabalhadores e trabalhadoras doentes, muitos companheiros e companheiras acabam indo trabalhar mesmo sob péssimas condições para que assim não percam direitos, isso coloca em risco a saúde do trabalhador e da trabalhadora, isso é um atentado contra o bem estar e a segurança laboral.
Imagine um operador de máquinas ou um açougueiro que resolvem trabalhar sob más condições de saúde e acabam sofrendo qualquer problema no trabalho, podem causar acidentes, acabarem com a própria vida e de companheiros e companheiras próximos, podem levar risco a saúde de consumidores, devem ser tratados e ter seus direitos garantidos.
É absurda a ganância de patrões e seus capachos encarregados, fazem de tudo para garantir o lucro mesmo as custas da saúde das pessoas, estão sempre defendendo o lucro, sempre atacando o bem estar das pessoas.
Afirmamos que o corte de benefícios é um risco a saúde do trabalhador e da trabalhadora, pedimos que denúncias sejam feitas contra as patronais que mantém esta prática, que seja organizada a resistência por reivindicações justas em todos os locais de trabalho, não é possível que ainda se mantenha atitude tão descarada de ataques contra a saúde do povo, não é possível que muitos aceitem isso. Os benefícios são um acréscimo aos salários miseráveis, uma forma de manter o trabalhador e a trabalhadora com o mínimo de conforto e alimentação já que os salários não garantem a sobrevivência.
Queremos o máximo bem estar e a máxima liberdade para todos e todas, não esperamos isso como um prêmio por parte do Estado ou do capitalismo, sabemos que só enfrentando estas situações podemos vencer, sem covardia, sem resignação e sem esperar nada dos sindicatos oficiais.
Os benefícios são a mínima garantia de que a família trabalhadora terá alimentação, os aluguéis somados as contas cotidianas ameaçam nossa sobrevivência, fazem com que nos perguntemos, como sobrevivemos? como é possível todas estas carências e a maioria ainda aceitando tudo calada.
Nós não nos calamos, de todos os conflitos necessários, expomos sempre o necessário e aquilo que é de direito, sem esperar nada dos de cima, sempre buscando uma vida melhor para nossa gente, através de lutas autogeridas, via ação direta, sem dinheiro do Estado ou acordos com patrões sem o conhecimento da assembleia, qualquer acordo deve sempre passar primeiro por assembleia, todos e todas devem decidir o melhor para suas vidas.
Contra o atentado que representa o corte de benefícios, nossa luta, aqui e agora!
Sem passo atrás, sem recuar um milímetro na defesa de nossos direitos básicos, somos o Sindivários Araxá, a sua ferramenta de luta contra a exploração!

SINDIVÁRIOS ARAXA COB/AIT 1906 -ANARCOSSINDICALISMO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário