quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM MINAS GERAIS.

DOIS MINEIROS MORTOS E UM DESAPARECIDO.



O rompimento de uma barragem para contenção de rejeitos da mineração,matou pelo menos dois trabalhadores e, um operador de retroescavadeira ainda esta desaparecido.
A  Herculano Mineração Ltda em Itabirito-MG,segundo relatos publicados em "O tempo" (11/09) ignorou os pedidos de segurança por parte dos mineiros,a descoberta de minério rico nos pés de uma barragem,levou a escavação destas áreas a contragosto dos operários,relatos dão conta do medo que já atingia diversos mineiros.
Especialistas alertam para o método de barragens,que vem sendo utilizado por ser mais barato, considerado ultrapassado e extremamente perigoso,além de mais danoso ao meio ambiente.
Ambientalistas alertam também para a grande quantidade de rejeitos que atingiram nascentes na região,podendo levar a morte de vegetação ribeirinha.

O acidente aconteceu por volta das 07:50 desta quarta feira,as buscas encerradas as 18:00,sendo o local interditado.
Parentes de mineiros denunciaram a falta de informações,segundo alguns operários,o operador de escavadeiras escalado pela manhã deu a seguinte declaração aos seus companheiros: - "Se eu for trabalhar na barragem,podem ir preparando meu enterro.",minutos depois a barragem se rompeu,soterrando além dos operários,para que se tenha uma noção da quantidade de terra,03 caminhões,2 retro,1 veículo ,os sobreviventes relatam momentos  de desespero tentando salvar suas próprias vidas e,de companheiros cobertos por um mar de lama.

Não temos palavras para descrever a repulsa e o ódio contra os patrões.
Consideramos estes,não acidentes,mas assassinatos cometidos pelos de cima,são terroristas em busca de dinheiro.
A única razão  para a escavação do local,foi a descoberta de minério valioso,o perigo dessa operação foi alertado pelo próprios mineiros,vitimas do lucro do patrão.

Expressamos nossa solidariedade as famílias do mineiros da Herculano Mineração Ltda em Itabirito-MG ,neste momento oque nos cabe é denunciar o homicídio patronal e, exigir punição aos responsáveis,porque isso não é um acidente,é um crime contra toda classe trabalhadora.


Sindivários Araxá COB/AIT





Nenhum comentário:

Postar um comentário