domingo, 21 de dezembro de 2014

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

Trabalhar menos, para trabalharmos todos e todas.

Frente aos avanços da tecnologia que proporcionam uma produção infinitamente maior do que quando foram conquistadas as 08 horas diárias, é hora de buscarmos maior bem estar, é o momento de buscarmos uma redução da jornada de trabalho de modo a termos vida, e não apenas essa sobrevivência enquanto as patronais desfrutam de ganhos cada vez maiores.
Assim como quando foram conquistadas as 08 horas diárias, hoje a luta pela redução da jornada de trabalho para 06 horas dia, 30 horas semanais se espalha por vários países, demonstrando que trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo anseiam por maior bem estar, desejam frear já os avanços das patronais contra nossos direitos com total apoio dos governos, sejam eles de esquerda ou de direita, estão sempre tentando corroer nossas mínimas conquistas com manobras descaradas.
Enquanto as centrais pelegas/oficiais do Brasil que vivem as custas do imposto sindical reivindicam reduções para 40/42 horas, nós exigimos 30 horas semanais sem redução salarial, uma redução real, e não uma manobra pelega para tentar abafar a luta por uma vida de maior bem estar.
A redução da jornada de trabalho além de proporcionar maior qualidade de vida, abre novos postos de trabalho, diminui o desemprego, os argumentos dos patrões caem quando vemos que seu lucro aumenta ano a ano, quanto nós entregamos nossa vida em troca da sobrevivência, porque os salários mal pagam as contas, oque na prática resulta em aumento da jornada de trabalho, porque muitos trabalhadores e trabalhadoras acabam tendo de fazer horas extras ou ter dois empregos para poderem sobreviver, mostrando outro problema da atual jornada que é a exaustão que resulta em acidentes de trabalho.
Vemos constantemente casos de trabalhadores e trabalhadoras que se acidentaram devido ao cansaço, e nem toda hipocrisia da patronais, e de técnicos de segurança pode esconder o fato de que estamos todos e todas cansados,tentam com treinamentos ainda mais exaustivos se eximirem de culpa, quando sabemos que práticas seguras e cansaço são esquecidos quando se cumprem prazos, quando o operariado esta sob pressão.

  
Uma das melhores maneiras de evitar acidentes de trabalho é diminuir o cansaço do trabalhador e da trabalhadora, reduzir a jornada de trabalho e tornar o trabalho algo que não nos deixe esgotados como hoje, a segurança no trabalho esta diretamente ligada a condição física do trabalhador e da trabalhadora.
Não esperamos nada que não seja através da luta dos próprios interessados e interessadas, nós, que trabalhamos é que devemos desde já exigir redução da jornada de trabalho, exigir o direito a vida.
Os sindicatos vendidos temem a verdade, prova disso é a ação do governo na dita comissão da verdade para que o anarcossindicalismo fosse ocultado e a mentira pelega fosse mantida, eles não querem que nossa gente sabia como conquistamos nossos direitos, eles vendem a mentira de que luta sindical no Brasil é somente abc- final dos anos 1970, quando sabemos que a perseguição e as lutas do operariado são muito anteriores, e em práticas que não se parecem em nada com as dos sindicatos vermelho/laranja/amarelos, somente a ação direta nos leva as conquistas.
Que a luta pela redução da jornada de trabalho esteja em todo o mundo, que todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem fronteiras, conquistem o bem estar e a liberdade que nos levam a emancipação social.
A luta esta em várias partes do mundo, e começa a tomar ruas, praças, locais de trabalho, estudo e moradia, nossa gente quer viver.
(faixa pela redução da jornada de trabalho C.N.T./A.I.T. -Cádiz -Espanha)













(ato pela redução da jornada de trabalho F.O.R.A./A.I.T.- Buenos Aires-Argentina)

A emancipação dos oprimidos e explorados, deve ser obra dos próprios oprimidos e explorados.

Sindivários Araxá COB/AIT Bem estar e liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário