sábado, 4 de abril de 2015

TERCEIRIZAÇÃO É PRECARIZAÇÃO.

Em hotéis, mineradoras, restaurantes e onde mais seja possível, lá estão eles, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, sem os mesmos direitos, vítimas da incerteza e da falta de garantias, são usados e descartados por empresas sempre sedentas por mais lucro.
Nos opomos frontalmente as terceirizações, as patronais tem de assumir a responsabilidade em cumprir as obrigações trabalhistas a esses trabalhadores e trabalhadoras, pagar o mesmo piso salarial  e os mesmos convênios.
Exemplo claro, da situação de trabalhadores colocados como de segunda categoria a que são sujeitos os terceirizados  esta nas minas, enquanto o piso salarial na companhia chega próximo a R$3.000,00, com convênios, os terceirizados na sua maior parte não chegam a metade disso, os refeitórios de terceirizados nas minas são outro exemplo bem nítido, enquanto os contratados diretos tem um belo restaurante que tem até ar condicionado, os terceirizados tem um contêiner fantasiado de refeitório.
Dividir a nossa gente é o objetivo deles, dos de cima, dos patrões e políticos que apoiam toda essa bandalheira, não somos opositores dos trabalhadores contratados diretamente pelas companhias, reivindicamos sim, a contratação dos terceirizados de forma direta, com o mesmo piso e os mesmos convênios.
Situação que também se repete na hotelaria, ramo em que os desvios de função foram institucionalizados pela administradora, que agora também mantém trabalhadores e trabalhadoras por até 15 horas nos locais de trabalho, sem que estes reclamem, já que sem garantias amanhã podemos não ter mais trabalho, e a maioria se cala, aceita passiva com medo.
Assim como já colocamos industriais da cidade contra a parede, em situação de rendição total e irrestrita diante de nossas reivindicações e campanhas, estamos atentos a situação de precarização a que estão sujeitos todos os terceirizados em diversos ofícios, não vamos retroceder meio passo na defesa dos nossos direitos.
O argumento de que as terceirizações cumprem uma necessidade temporária são falsos, tanto devido a redução drástica do quadro de funcionários em hotelaria desde que a atual administradora assumiu em Araxá, quanto pela própria lógica da mineração de constantes obras, em nenhum caso a desculpa esfarrapada das patronais tem fundamento, é sim uma malandragem dos de cima para aumentarem seus lucros enquanto aumentas nossas necessidades e más condições de trabalho.
Estamos em luta contra a precarização, estamos na defesa de nossos direitos aqui e agora, sem pátrias, sem partidos e sem patrões, sem dar meio passo atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário