quarta-feira, 1 de junho de 2016

03 ANOS DA MAIOR MANIFESTAÇÃO DA HISTÓRIA DE ARAXÁ.

De pequenos atos todas as sextas feiras nos pontos de ônibus da fonte, para marchas com milhares de pessoas, bloqueios de vias e assembleias populares, temos orgulho de ter chamado e nos esforçado ao máximo para que os atos de 2013 fossem de fato ataques ao sistema, e não passeatas como desejavam alguns setores e fanfarrões parasitas.
Desde outubro de 2012, esta seção sindical em decisão tomada por consenso, organiza atos contra a carestia de vida e a precariedade dos transportes em Araxá, foram meses de ações nas ruas, até que em maio de 2013 estes atos vão tomando proporções maiores, com o primeiro bloqueio de uma via ( pontos de ônibus da fonte/teatro municipal), a participação de estudantes e populares não associados a esta seção sindical, sempre com sinalizadores vermelhos e cantos, fizemos daquele local um ponto de resistência contra a exploração.
Foram dias de resistência, claro que também houveram fatos ruins como a infiltração traiçoeira de elementos de direita e um notório parasita de entidades estudantis ( que na realidade jamais promoveu uma mobilização sequer na luta estudantil), mas o principal foram os pontos positivos, o maior deles nem a brava resistência de jovens e nem os bloqueios de vias, mas as assembleias populares.
A organização de assembleias populares, sem parasitas, sem partidos ou patrões, mas a população de Araxá nas ruas tomando as decisões, isso foi o mais marcante e emocionante para todos deste sindicato. Um exemplo claro e nítido daquilo pela qual sempre lutamos, autogestão e ação direta, as massas tomando decisões sobre suas vidas, um momento de democracia direta e quando muitos de nós sem dúvida acreditamos ser possível chegar a uma ruptura.
Se Araxá esteve no mapa das grandes manifestações de 2013, isso se deve a todos e todas que estiveram nas ruas antes e depois de Junho 13, estiveram na organização ao longo de anos, estiveram difundindo e lutando para que nossa gente veja que ela deve tomar as decisões e não os parasitas políticos. Nós produzimos toda riqueza, nós devemos gerir nossas vidas e aquilo que produzimos, sem chefes ou parasitas, e foi a ausência de chefes que fez aqueles dias tão especiais, foi possível ver o medo na cara de alguns daqueles que sempre nos oprimiram e exploraram.
A repressão que se seguiu fez com que muitos tivessem medo, as prisões injustas e os abusos foram cruciais para a redução dos atos aos mesmos indivíduos de sempre, aqueles mais convictos e já acostumados a maneira de agir por parte do Estado, repressão, a óbvia repressão, balas de borracha e prisões que calaram muitos jovens, mas não esta seção sindical.
O mais importante, é que aqueles momentos em que fomos livres nos sirvam de exemplo para seguir lutando, com toda certeza de que somos capazes de decidir por nós mesmos, sem políticos, sem partidos e sem patrões. A vitória na luta por um transporte público decente foi retumbante em todo Brasil, Araxá se fez presente e foi aquela a maior manifestação da história de Araxá, a imprensa noticiava 3000 pessoas, nós calculávamos 5000, mas um oficial do Estado posteriormente nos relata a presença de 8000 pessoas naqueles atos.  Os poderosos que sempre brincaram com o povo, naqueles dias não mandavam nada, o povo nas ruas tinha voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário