quarta-feira, 18 de outubro de 2017

QUANDO O SINDICATO NÃO TE REPRESENTA

ORGANIZE-SE E LUTE!
É comum que os sindicatos institucionais não representem os trabalhadores e suas reivindicações, nesses casos, reclamar não basta, é necessário se organizar e lutar.  A  organização de defesa dos trabalhadores é o verdadeiro sindicato, organizado no local de trabalho, sem profissionais sindicais ou comprometimento com partidos ou patrões, os interesses dos trabalhadores e nada mais.
 Para organizar um núcleo sindical em seu local de trabalho comece sem muito barulho, com um pequeno grupo mapeando companheiros para a luta e quais os caguetas.
 Importante identificar e documentar violações das leis trabalhistas e evitar listas membros do núcleo sindical.
 Debater e manter reuniões entre companheiros, nada de burocracia, a máxima horizontalidade, promover informação entre companheiros e tão logo seja possível, desenvolver um boletim do grêmio sindical e suas reivindicações, este boletim de acordo com o nível de organização de cada local de trabalho pode ou não se anonimo, dependendo do bom senso dos envolvidos.
Evite atritos e exposição desnecessária - atue dentro das metas estabelecidas em assembleia, não tente dar o passo maior que a perna.
 Para cada tipo de atividade existe um período melhor para paralizações ou greves, estes são os períodos de maior demanda.
  Não forneça informações aos sindicalistas oficiais, busque vínculos de solidariedade entre organizações semelhantes - lembre-se -'estamos no mundo todo e podemos pressionar patronais por todas as partes.  Não espere que o sindicalismo pelego te defenda - você é que faz sua defesa associado aos seus companheiros de trabalho.  Ao desenvolver o núcleo sindical procure laços de solidariedade sem fronteiras, trabalhe a educação dos associados e os métodos de ação direta que podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade.


O pelego não nos representa, nossa defesa nós mesmos fazemos.

Sindivários Araxá
COB/AIT


Nenhum comentário:

Postar um comentário