quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A AUTOGESTÃO DE NOSSAS LUTAS.

A situação vivida pela população de Araxá em nada se parece com as propagandas do governo(seja em qual nível for),as carências são grandes e as injustiças gritantes.
Por isso foram definidas pautas de reivindicação por bem estar social imediato e população,desde os transportes até a saúde,porém dando especial enfase aos transportes em razão das particularidades do sistema na cidade.
Esta pauta de reivindicações discutida e definida nas manifestações de janeiro de 2013 visa  acabar com o apartheid social que representa o transporte público em Araxá e demais direitos violados na cidade.
Entre os direitos violados esta a gratuidade no ensino público,esta gratuidade não existe se é cobrada tarifa(mesmo que meia)  de estudantes, sendo um grande número de manifestantes de janeiro estudantes que são decisivos na elaboração da pauta de reivindicações desde a exigência do passe livre até as discussões em torno do valor a ser reduzido.
Destas manifestações de janeiro e da experiência tomada nestas,das divergências  saudáveis entre  organizações até o amadurecimento que resultaria nos piquetes de maio seguimos nas ruas,mantendo a pauta definida em assembleia.
Assim seguimos,até que em junho em razão da onda de protestos por todo o país diversas pessoas desde partidos políticos até patrões saem as ruas sem motivo claro,distorcendo reivindicações e fazendo das manifestações grandes carnavais.
Nós mantivemos a pauta de reivindicações séria que sempre mantivemos,nos afastando de conflitos e denunciamos os oportunistas que usaram as mobilizações em proveito próprio.
Entre os diversos grupos que se aproximaram do comitê de luta esta a entidade que já era questionada por estudantes,e que com o fim destas chamadas jornadas de junho passou a ser ainda mais questionada com a formação de Juventude Libertária-organização estudantil para autogestão e organização de lutas sociais,que em seu direito solicitou atas e estatutos da U.E.A. ,documentos negados como afirmado pelo próprio assessor de imprensa da entidade,ficando claro o preconceito.
Esta solicitação de atas e estatutos se deu do desejo de Juventude Libertária em organizar eventos culturais e assembleias no local da união,que como demonstrado nutre grande preconceito contra libertários.
Esta negativa resultou em uma simples pedido de abertura das contas da entidade,uma vez que esta recebe subsídios públicos,este pedido de abertura de contas e cpi é seguido de grande repressão e ataques contra anarquistas.
A solidariedade do Sindivários a Juventude Libertária é imediata,pois além de termos sócios em comum caminhamos juntos nas ruas,lutamos e seguimos lutando por direitos imediatos e autogestão total,somos companheirxs de luta por bem estar e liberdade.
Mas parece que nossa solidariedade incomoda a muitos,e só isso pode explicar os ataques que membros do sindicato e de juventude libertária sofreram por simplesmente lutar.
Porém toda a repressão que incluiu inclusive agressões contra companheiros por parte de grupos fascistas começa a cair,os que sempre reprimiram e viveram da desorganização agora se sentem acuados diante da verdade.
A luta social e laboral é por bem estar e liberdade,nada do que dizem sobre violência deve ser considerado,afinal estes que nos acusam não foram mais do que passageiros de junho nas manifestações populares que depois vieram a se tornar circos recheados de grupos autoritários.
Muito além disso propomos como sempre a organização do comitê de luta contra a carestia de vida,para a luta social e horizontal que vem sendo levada a cabo mesmo diante de ameaças e agressões covardes.
A nossa pauta de reivindicações no setor de transportes a usuários e trabalhadores da companhia seguem,mas com o acréscimo de que agora esta claro que aqueles que não lutavam ganham com a exploração do povo e a desorganização,e assim são também parte de uma pauta de reivindicações.
Lembramos a todos os araxaenses que estamos próximos de mais um aumento da tarifa de transporte público,como em todos os anos reajustada ao final do ano e próxima ao natal sem que sejam reajustados por exemplo o salário de cobradores e motoristas.
Vamos as ruas em solidariedade aos cobradores e motoristas,aos estudantes que tem direito ao passe livre e uma entidade estudantil organizada por estudantes e aberta a estes como também pelo fim do apartheid que representa o transporte público em Araxá.
Porque nos parece bem óbvio que enquanto o governo municipal destina recursos para entidades fechadas aos que supostamente representa,a situação de precariedade persiste  de pessoas em áreas de risco á exploração de trabalhadores,fica evidente que são recursos para desorganizar até porque são convênios locais enquanto a imensa maioria são nacionais.
Todas estas situações são para serem combatidas por nossa organização e autogestão desde já,por todas as melhorias de direito a população e com a certeza de que nos atacam exatamente pelo medo de que acabem suas mordomias e a mamata.
A luta é autogerida desde assembleias e a impossibilidade de aparelhamento é que fez sumirem os picaretas de outrora,tudo sempre foi claramente horizontal sem espaço para aproveitadores e reformas,mas sempre dentro de exigências incluídas em pautas definidas em assembleia.
Nos deixa felizes ver o crescimento da luta e da autogestão destas por estes direitos que possibilitam bem estar e pela experiência que nos tem comprovado a possibilidade da autogestão desde já,muito além dos ataques mentirosos que sofremos seguimos em frente.
* REDUÇÃO NO VALOR DA TARIFA (R$2,10) * FIM DA DUPLA FUNÇÃO AOS MOTORISTAS DA VERA CRUZ-* PASSE LIVRE ESTUDANTIL-* CPI DA U.E.A.-* FIM DA REPRESSÃO PROMOVIDA PELA U.E.A. E SUA DIREÇÃO.

Vamos nos mobilizar mais uma vez pela liberdade de protestar e reivindicar,para que as mentiras contadas por entidades inertes não passem  e suas décadas de apatia sejam condenadas pela própria população.
Somos inimigos de vinganças,desejamos a liberdade de nossa gente e por isso desde já nas lutas mais simples rejeitamos gurus,pátrias,partidos e principalmente corruptos parasitas.
É nosso dever lutar,nada mais nada menos mas a organização que se viu nas ruas  de Araxá foi espontânea e livre,horizontal e assim seguirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário