quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VIOLÊNCIA EM ARAXÁ.

A cada dia crescem os índices de violência em Araxá,uma situação que já era prevista por tudo oque sempre denunciamos.
Desde a enorme desigualdade social na cidade acompanhada de uma política de apartheid implantada por seguidos governos até a última "solução" que é a implantação de uma guarda municipal,podemos afirmar que nenhuma delas é de fato a solução aos problemas crônicos de violência que vem sendo vivenciados na cidade.
Muitos afirmam que a grande quantidade de jovens envolvidos em atos criminosos é resultado de decisões dos próprios jovens,sim são decisões dos próprios jovens envolvidos em uma situação em que restam poucas escolhas,a imensa maioria dos bairros pobres da cidade não possui sequer um espaço de lazer ou apenas cantinhos cimentados que os governos municipais juram serem quadras esportivas,os salários da maioria da população não garantem a sobrevivência e é na busca por dinheiro que entra o tráfico de drogas e todas as ilusões que o acompanham.
Se torna a cada dia difícil convencer estes jovens envolvidos no crime a aderirem a luta social e abandonarem os atos criminosos que no fim só beneficiam o estado,a resposta unanime de quase todos estes jovens é-O salário de um mês nas empresas terceirizadas não chega a um dia do que se ganha com o tráfico de drogas,confirmação de que o salario minimo é sim apologia ao crime.
De nada adianta grupos fascistas e da elite local tentarem desqualificar estas questões,pois eles não conhecem a realidade da própria cidade mas sabem bem apenas oque ocorre na região da avenida Imbiara,que é a região mais vigiada e protegida  talvez por ser acesso a turistas e diretores da companhia.
E foi pensando em afastar possíveis problemas que os poderosos da cidade orquestraram o "planejamento urbano " da cidade,em que os bairros pobres e operários estão afastados do caminho de turistas e separados geograficamente do restante da população,esta política de apartheid não poderia resultar em outra coisa que uma grande violência que só cresce a cada dia e suas razões omitidas pela mídia local e seus lacaios.
Os recentes loteamentos são uma prova das políticas de segregação,constroem-se casas para que os produtores de riqueza/trabalhadores tenham onde viver mas os bairros que abrigam estas casas são carentes de total infraestrutura,água e luz e obrigação básica,nos referimos aqui a escolas,praças e bibliotecas.
Os projetos de moradia do estado são na verdade projetos para amontoados de seres humanos que na maioria dos casos esta satisfeita por sair de áreas de risco ou do aluguel,mas que já começam a aparecer problemas nos últimos bairros a serem inaugurados,comparados justamente com a cidade de deus no Rio de Janeiro,e com toda a razão se faz essa comparação pois a política de segregação é a mesma que foi utilizada naquela cidade.
O problema da violência urbana em Araxá tem suas soluções no fim da desigualdade social própria do capitalismo,no fim da segregação imposta por um apartheid geográfico e  no desenvolvimento dos movimentos sociais que afastem jovens da busca por dinheiro fácil e os levem a ter a noção clara de onde vem o problema e quem são na verdade os inimigos do povo.
Entender que são os verdadeiros inimigos da classe trabalhadora é um ponto essencial,muitos jovens tem visto seus inimigos entre sua própria gente oque é uma armadilha para que pobres matem pobres,enquanto tudo segue na mais perfeita paz nos condomínios e áreas onde existem funcionários das companhias(não terceirizados),em Araxá os pobres trabalham em terceirizadas e os ricos se beneficiam da precarização que isto representa ao colocar diversos pais de  família em situações de total instabilidade no emprego,que como no caso da CSN deveriam ser considerados casos de precarização.
De nada adianta criar cenário na avenida Imbiara com shoppings e restaurantes finos se toda a outra metade da cidade não dispõe nem mesmo de acesso a saúde,lazer e transporte.
As soluções não são as que o estado apresenta e pelo contrário,no ritmo em que segue a situação em Araxá é evidente que a violência vai se multiplicar a cada dia,e ninguém será capaz de resolver este problema através de paliativos e medidas repressoras,a solução esta na questão social.
Ao amontoar grande parte da população em guetos o estado criou as condições para que estes locais se tornassem bairros problemas,em que a venda de crack infelizmente se tornou o meio de vida de muitos levando outros tantos ao abismo que representam as drogas e sua armadilha capitalista.
As drogas são uma armadilha do capital para fisgar jovens pobres e que em todos os níveis beneficia o estado,se estes jovens estiverem na rua terá justificada pelo estado a política de repressão que garante dividendos eleitorais e gastos com segurança pública,se presos estes jovens se tornam fonte de renda e mais dividendos eleitorais a políticos e elites já que  estes irão executar trabalhos em troca de dias de prisão e mais recursos do estado com o sistema penitenciário.
A violência em Araxá não tem sua cura em uma guarda municipal,mas na divisão justa do espaço e do trabalho que só pode ser conquistada com a organização horizontal da sociedade,nos parece evidente que eles não querem solucionar a questão da violência mas apenas maquiar o centro da cidade para turistas e empresários.
E assim a verdadeira Araxá do povo trabalhador segue tendo seus filhos ameaçados pela violência e as drogas,enquanto o estado propagandeia uma cidade maravilhosa que deve estar somente nas propagandas da prefeitura.
Eles pregam o consumismo mas se esquecem que impossível que todos consumam no nível das propagandas,assim uma multidão de jovens permanece afastada de qualquer bem estar social e noção do porque ocorrem tais situações,quem são os culpados e quais as soluções?
-As soluções estão na organização horizontal do povo desde seus bairros e locais de moradia,na negação deste apartheid social e apoio as ocupações que vem proliferando pela cidade no mesmo nível da
repressão que segue tais ocupações,a luta por bem estar em nossos bairros e a todos os nossos vizinhos e vizinhas passa pela negação destes valores pregados pelas elites e propagados por suas mídias.
O povo em seus bairros e sabendo de suas necessidades tem a solução,e essa solução não esta na repressão o brutal que é defendida por setores autoritários mas no desenvolvimento humano de nossos bairros.
Diversas situações podemos classificar como indiretamente culpadas,desde uma mídia parcial até uma entidade inerte que deveria fomentar o espírito questionador dos jovens,todos estes são culpados porque o jovem que entende o porque desta sociedade e sua violência com certeza não irá se envolver com atos delinquentes fomentados pelo capitalismo.
O desenvolvimento da cultura por Juventude Libertária é um dos exemplos de trabalho desenvolvido e com resultado,companheiros e companheiras de luta que sabem e propagam a razão de tudo ocorrer da maneira que ocorre e seguir assim simplesmente por ser interessante,a violência gera lucro e rende muito aos donos do poder.
Quanto mais capitalismo mais violência e assim será até que acabe o capital,tudo isso pode parecer distante e apenas uma solução quase impossível mas temos certo que esta em nossas mãos e não na de barões a vida de nossos filhos e filhas.
Não tratamos de paliativos pelo contrário estamos observando que a tendência é de crescimento brutal dos índices de violência na cidade,um olhar simples pelo estado observa que as medidas do estado apenas fazem crescerem os confrontos e a possibilidade de morte direta de inocentes como também de crescimento da organização do crime organizado,sendo parte do capitalismo que é o crime se reinventa e não deixa de existir pela repressão.
Possibilitemos lazer e cultura aos nossos jovens afastemos eles do capitalismo e da maldade do estado,propaguemos o apoio mutuo e a solidariedade.
É triste mas é possível ter certeza de que a situação só vai piorar com as medidas do estado,violento e que não tem a capacidade de organizar a sociedade.
Araxá sem violência somente quando houver justiça de verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário