segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

QUEM SÃO OS QUE DEFENDEM OS EXPLORADORES?

Como trabalhadores e trabalhadoras,como membros da população que utiliza serviços públicos de saúde,transporte e educação,temos o direito básico de reivindicar melhorias imediatas,mesmo que não consideremos estas reivindicações a solução para os problemas como um todo,mas necessidades urgentes.
Assim é o transporte público em Araxá,famílias são vitimas de um verdadeiro apartheid introduzido por "projetos" da empresa de ônibus com apoio do governo municipal,exemplos temos diversos:as famílias do setor norte foram afastadas das áreas de lazer do barreiro pela extinção de linhas de ônibus diretas ao parque,um lugar saudável para a família trabalhadora.
Estudantes são obrigado a pagar uma meia tarifa para ir e voltar da escolas,parece um direito a meia tarifa mas quando analisamos as próprias leis do estado,vemos que é legal o passe livre,e um direito garantido como a gratuidade no ensino,afinal esta meia tarifa pesa e muito ao final do mês para a família trabalhadora.
Araxá não dispunha nem mesmo de pontos cobertos nos terminais,senhores,senhoras,crianças e todos os trabalhadores e  trabalhadoras expostos ao sol e a chuva,a pressão dos piquetes nos terminais obrigou o governo municipal a garantir o minimo conforto,e assim foram construídas as coberturas no centro da cidade.
Assim foram feitas as denúncias por parte da população quanto ao perigo da extinção de cobradores em algumas linhas na época,oque parece estar sendo corrigido,diante dos atos em solidariedade aos trabalhadores da empresa,estes que tocam os ônibus e não aqueles que fiscalizam companheiros e reprimem manifestantes,como a brutalidade de 2011.
Araxá possui uma das tarifas mais caras do país,é fato e basta analisar e comparar ao preço de capitais,e podemos inclusive dar ênfase as capitais mais montanhosas,e com maior gasto de peças e mecânica,o preço em Araxá é sim extremamente alto,grande parte da população utiliza o transporte público para subir morros,mais do que pelas distâncias,e os protestos contra o valor da tarifa são já parte da cidade e de suas reivindicações.
Nas jornadas de 2012/2013,podemos considerar a luta autogerida e guiada por assembleias,como parcialmente vitoriosa,não tivemos o tradicional aumento de final de ano,além da redução nacional das tarifas em virtude das jornadas de Junho e da luta de diversas organizações,em Araxá barramos o aumento 2013/2014 e seguimos mobilizados para barra qualquer tentativa se subir o preço da passagem,já absurdamente cara.
A autogestão de nossas lutas é uma realidade,a quantidade de pessoas que se juntam é realmente inédita na história desta cidade,e isso tudo também resulta em repressão por parte de setores descontentes com a luta legítima,chegam ao cúmulo de defenderem o indefensável,defenderem aqueles que solicitam aumento das tarifas.
Determinada mídia autoritária da cidade,descontente com o apoio,solidariedade e participação deste sindicato em lutas por ampla autogestão chega a uma absurda defesa da empresa de ônibus local,estariam eles sem argumentos quando os jovens solicitam um C.P.I. ,e autogestão daquilo que é deles,e não um curral eleitoral.
Repudiamos estes que tem divulgado palavras que não foram expressadas por esta seção sindical,e tentam de todas as formas silenciar nossa voz,quando sabemos que são incapazes de mobilizar mais do que amigos.
A luta por um transporte público digno em Araxá,é parte da cidade e de suas necessidades mais imediatas,é a luta para que o povo seja respeitado e tenha bem estar e liberdade de usufruir a vida,desfrutar com seus familiares com direito ao lazer e transporte,para que a meia tarifa seja vista como mais um meio de exploração e um desrespeito aos direitos garantidos de gratuidade no ensino público.
Nos perguntamos,quem são estes que defendem os exploradores?
-Que atacam quem os questiona,e se parecem mais a pequenos ditadores.
Seguiremos nas ruas,estão definidas diversas ações de piquetes por todas a cidade de maneira a levar a outros pontos a situação de repressão e mentira contra este sindicato,e as reais intenções de quem tenta sem sucesso nos silenciar.
O transporte público de Araxá precisa ser do povo e para o povo,e não uma fonte de lucro para empresas privadas,desde as ruas expressamos as necessidades mais urgentes de nossa gente.
Aqueles que nem mesmo transporte público utilizam,e que tentaram se aproveitar de lutas sociais em beneficio próprio só podemos afirmar nossa repudio,e a completa certeza de que não haverá passo atrás nas lutas sociais/laborais em Araxá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário