quinta-feira, 5 de junho de 2014

MINERADORAS SÃO DENUNCIADAS POR TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO.

A mineradora Anglo American e outras 23 empresas que prestam serviços de terceirização a primeira nas obras do projeto Minas-Rio,serão denunciadas pelo ministério do trabalho por práticas de exploração do trabalho em condições análogas a escravidão e ilegalidades em contratação de terceirizadas.
As condições de jornadas exaustivas e degradantes,terceirizações irregulares e contratação de pessoas jurídicas para burlar as leis trabalhistas são algumas das infrações cometidas pela mineradora em Conceição do Mato Dentro-MG.
Os documentos que embasam a denuncia são fruto de 06 meses de investigações do mt e de denúncias da comissão estadual de direitos humanos.
A acusação mais grave sem dúvida,é a de trabalho análogo a escravidão,foram 358 trabalhadores encontrados nesta situação,sendo 173 por condições degradantes e 185 por jornadas exaustivas.No primeiro caso,eram haitianos e pessoas da região nordeste do Brasil instalados em alojamentos que não atendiam as condições minímas de higiene.
Os haitianos foram contratados pela construtora Diedro,que prestava serviços terceirizados a Anglo American.Ele foram libertados em novembro de 2013.
Já os vitimados por jornadas exaustivas foram contratados pela Tetra Tech,também terceirizada Anglo,neste caso o mte considerou as terceirizações ilegais e os trabalhadores como diretamente contratados pela mineradora.

Em Minas são vários os casos de trabalho análogo a escravidão,e nós nos mantemos atentos para a denuncia e a solidariedade a todos companheiros e companheiras explorados e coagidos por estes grandes barões do estado.
O caso de um trabalhador desaparecido no sul de Minas em 2013 foi mais um dos que acontecem na tentativa de coagir trabalhadores que denunciam suas condições de trabalho.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário