quarta-feira, 23 de julho de 2014

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO JÁ!

PELA JORNADA DE 6 H DIÁRIAS, 30 SEMANAIS SEM REDUÇÃO SALARIAL: TRABALHAR MENOS PARA TODOS TRABALHAREM!
Médico britânico prega semana de quatro dias de trabalho para combater o estresse John Ashton acredita que a medida deixaria as pessoas mais felizes, em contato com a família e ainda reduziria o desemprego
John Ashton, defensor de uma vida mais flexível no trabalho - Reprodução
________________________________________
LONDRES - Um importante médico britânico deu entrevista ao jornal “Guardian” defendendo a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias para combater altos níveis de estresse e doenças relacionadas, como hipertensão. De lambuja, a medida ainda reduziria o desemprego. Presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, John Ashton acredita que a semana atual, de cinco dias, é uma “má distribuição de trabalho” que está danificando a saúde de muita gente.
— Quando você olha para a maneira como as pessoas estão vivendo, o estresse a que são submetidas e as consequentes faltas ao trabalho por doença são o maior problema. Deveríamos adotar a semana de quatro dias porque a questão hoje é a falta de proporção entre pessoas que trabalham demais e outras que não têm emprego — disse o médico ao jornal inglês.
Os membros da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido trabalham em questões como obesidade, dieta pobre, alcoolismo e tabagismo, geralmente relacionados à pobreza, ao desemprego e à falta de moradia, e tentam diminuir as discrepâncias entre ricos e pobres. Ashton usa seus três anos como presidente para aumentar a consciência das pessoas para o fato de que problemas como ansiedade e depressão podem ser causa ou efeito de muitas questões de saúde pública.
Para ele, encurtar a semana seria uma maneira de fazer as pessoas aproveitarem a vida, passarem mais tempo em família, e talvez reduzir os níveis de pressão arterial, já que haveria tempo para fazer exercícios.
— Se você tem um casal e ambos trabalham, eles precisam trabalhar em horários diferentes para passar algum tempo com os filhos, é um pesadelo — diz o médico, que trabalhou 42 anos no Serviço Nacional de Saúde (NHS) e se aposentou ano passado.
A pesquisa YouGov divulgada em abril descobriu que 57% dos trabalhadores apoiam a ideia da semana de quatro dias, e 71% pensam que isso faria do Reino Unido um lugar mais feliz. A entrevista de Ashton ao repórter Denis Campbell aconteceu um dia depois de o governo ter estendido o direito de solicitar horário flexível de trabalho a todos os empregadores. Até então, só cuidadores e babás podiam fazer tal pedido no emprego.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/medico-britanico-prega-semana-de-quatro-dias-de-trabalho-para-combater-estresse-13091506#ixzz37TgCoKng


Publicação original FORGS/COB/AIT



Nenhum comentário:

Postar um comentário